segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nunca, neste mundo se está sozinho...


Recentemente finalizei a leitura de “Wild”, livro da norte americana Cheryl Strayed. Contando um pouco de sua tormentosa vida, a autora revela a concatenação de fatos que a levaram a percorrer sozinha e sem nenhuma experiência uma das mais difíceis e longas trilhas do mundo, a Pacific Crest Trail. Esta trilha se inicia na fronteira do México com os EUA, cruza os estados da California, Oregon, Washington e finaliza sua sinuosa crista no Canadá. Sempre seguindo a cadeia de montanhas que pipoca longitudinalmente o oeste norte americano, essa trilha requer de seus adeptos uma logística impecável e uma boa dose de força de vontade; sem contar com a frieza para lidar com frequentes cobras venenosas, ursos antissociais famintos e possíveis humanoides psicopatas. Ignorando (ou não sabendo) tudo isso, Strayed se lançou em uma penosa e longa busca pessoal de mais de mil milhas.   
                     Devorando o último capítulo, coincidentemente ouvi em uma de minhas “playlists” duas boas músicas brasileiras com letras bem relacionadas ao livro (trechos abaixo).  
                   Tendo realizado diversas viagens em estilo “solo”, identifiquei-me com inúmeras situações contadas por Cheryl.
                     A história contada em “Wild”, irá aos cinemas em dezembro de 2014 (nos EUA), pois o livro acabou de virar filme e certamente terá um lugar guardado em minha cinemateca, ao lado de “Into the Wild”, “137 horas”, “Diários de Motocicleta” e “On the Road”...

Pois com sua sabedoria e coragem
Mostrou que com uma rosa
E o cantar de um passarinho
Nunca nesse mundo se está sozinho

 Domingo 23 - Jorge Ben Jor

Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Oh! Oh!
A pé ou de avião...

Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar

Andar com Fé – Gilberto Gil

Abraço com Fé...

Manza