domingo, 27 de abril de 2014

"Ocupar-se de viver, ou ocupar-se de morrer"...


Esta frase foi dita pelo personagem de Tim Robbins enquanto cumpria pena, injustamente, na prisão de Shawshank no filme "The Shawshank Redemption", no Brasil "Um Sonho de Liberdade". Traçando um paralelo (nas devidas proporções) com o filme, há momentos que em que nos questionamos o verdadeiro sentido da vida. Por quê vivemos, por quê estamos aqui, pra onde vamos, por quê sofremos, etc. Sem nunca ter chegado a uma conclusão sensata, finalizo minhas sessões de questionamentos lembrando a célebre frase dita no filme em referência: 
"Ocupar-se de viver, ou ocupar-se de morrer".

* Catacombe de Paris

Há algum tempo sinto a necessidade de dar uma pausa em minha rotina. Tirar um tempo para me experimentar de outra maneira. Sem horários, sem compromissos inadiáveis, sem celular, sem a compulsiva obsessão por treinos, enfim, sem vida moderna!
Não estou dizendo que tenho a pior vida do planeta. Longe disso. Mas, suficiente para me incomodar com a maneira que estou me "ocupando de viver"!
Após uma pequena batalha interna, estipulei o prazo de um ano a fim de descansar minha cabeça e planejar como irei ocupar-me de viver futuramente.
Início nas próximas semanas uma viagem de bicicleta pela Europa, saindo do sul da Itália, passando pela França, Espanha e chegando a Portugal. Nesses 3500 quilômetros, estarei sozinho com minha bike, barraca e fogareiro, tentando conhecer novas pessoas, lugares e, principalmente, novas formas de bem ocupar minha vida.
Postarei aqui, sempre que possível, a progressão e curiosidades de minha viagem.

Abraço.

Alexandre Manzan

Ocupar-se de viver, ou ocupar-se de morrer...