sábado, 11 de janeiro de 2014

Represa de Corumbá IV - Caldas Novas


Represa de Corumbá IV - Caiaque
Total remado: 73 km
Duração: 3 dias
Integrantes: Alexandre Manzan, Raphael e Pablo


1º dia: 19/12/2013
Saída: 17:00 rio do Peixe
1h45' remada
17 km
 
No último mês do ano de 2013, após alguns ajustes de datas com meus amigos, zarpamos para a última expedição do ano. Já havia remado em outras represas do rio Corumbá, mas ainda tinha planos de fazer a represa que se encontra próximo à cidade de Caldas Novas/GO. Do ponto de onde planejava sair até a represa propriamente dita, seriam praticamente 70 km.
Para facilitar a saída, consegui visualizar um pequeno tributário do Corumbá (rio do Peixe) que cruzava a rodovia por onde passaríamos de carro, fato que nos proporcionou remar por águas correntes por alguns quilômetros.
Contudo, tivemos que realizar uma portagem a fim de passar por uma série de corredeiras, pois nossos caiaques (de fibra) não foram feitos para descer por tais condições. Apesar da aventura, a travessia nos custou um precioso tempo no primeiro dia. Acampamos próximo à saída de um córrego que desembocava no Corumbá.
  
 
   



  2º dia: 20/12/2013
Saída: 10:00 em algum ponto do rio Corumbá
3h40' de remada
33 km 
 
No segundo dia, pretendíamos remar o máximo que conseguíssemos para podermos ter tempo de crédito no terceiro e último dia, pois, após terminar a remada, ainda teríamos que organizar toda a tralha no carro e dirigir de volta para casa. 


Parada próxima à cidade de Caldas Novas, onde é possível praticar a modalidade "psicobloc", na qual a parede de pedra para se escalar é a de um cânion do rio Corumbá. 
 
 
 




 
 
Ao final da jornada do dia, achamos uma bela e convidativa ilhota no meio da represa, onde não tivemos dúvida de dormir nossa última noite.
 
 



 
 
 

3º dia: 21/12/2013
Saída: 09:10 pequena ilha na Represa de Corumbá
2h40' remada
Chegada na Usina de Emborcação de Corumbá IV 
23 km
No último dia de remada, tínhamos poucos quilômetros até onde tinha planejado encontrar com o resgate. Até lá, passamos por belíssimas paisagens que a água represada ajudou a formar, inclusive uma cachoeira que caía direto altura da linha d'água da represa.
 
 
 
 
 
 
Havia combinado com meu pai de nos encontrarmos às 13:00hs na guarita da Usina, local onde eu teria que chegar correndo enquanto meus companheiros me esperariam organizando as coisas na beira da represa. Nossa única preocupação era se meu pai conseguiria "negociar" a entrada nas instalações da Usina a fim de nos resgatar. 
Fui até o ponto que meu GPS me indicava como sendo a guarita da usina, onde pude ver o carro do "Seu Dagô" se aproximando ao fundo!

 
 
 
 
 
 
  
Tudo certo! Nossa viagem acabava de se completar de acordo com o sonhado!
Ouvindo as belas letras de Raul Seixas, voltamos para casa contando os detalhes da represa para meu pai.
 
Abraço.
 
Manza