sábado, 11 de janeiro de 2014

Kailash Team Neptunia

A Kailash e a Neptunia seguros se uniram em um projeto audacioso: formar uma equipe de corrida de montanha. Nada parecido havia sido realizado no Brasil, pois criar uma equipe de corredores de montanha no país do futebol não é nada fácil.  
As marcas Exceed, Gorgeous eventos, Suisse chocolates, Refúgio Serra Fina e La Sportiva se juntaram aos idealizadores e estão, cada uma na sua competência, apoiando a equipe.
Quando o Tani (Kailash) me convidou para fazer parte do time, fiquei muito honrado. 
De acordo com Tani, a ideia é fornecer condições para que os atletas da Kailash Team Neptunia possam, aprimorar suas performances e correr provas de corrida de montanha e trail run pelo mundo. 
No meu caso, ao entrar para a equipe, tive a liberdade de continuar a correr algumas provas do Xterra (triathlon cross) e alguns multisportes. 
Em um final de semana de novembro de 2013, a equipe se reuniu, pela primeira vez, no Refúgio Serra Fina, na Serra da Mantiqueira, onde os atletas tiveram a oportunidade de se conhecer melhor e trocar experiências em meio a um dos lugares mais propícios à prática da modalidade.  
Este ano, a equipe inaugura seu calendário com alguns de seus atletas correndo o Cruce de Los Andes, na patagônia argentina e chilena. Orgulho de fazer parte!!  
Atletas da equipe Kailash Team Neptunia:
Raphael Campos  
Chico Santos
Marina Richwin
Ivan Pires
Carla Goulart
Alexandre Manzan
José Virgínio
Marcio Villar



RockyMan 2013
Data: 07 de novembro de 2013
Local: Rio de Janeiro 



Pela segunda vez, a cidade maravilhosa cediou o Rockyman, prova por equipes composta pelas modalidades: Surf, Mountain bike, Escalada, Corrida em trilha, SUP, e Canoa havaiana. Em 2013, fiquei com as modalidades de escalada e corrida em trilha. Como a tática de prova é um fator fundamental nesta prova, optamos por perder um pouco na escalada (meu nível não é lá essas coisas!) e tentar recuperar nas modalidades específicas e com a consistência nas modalidades em equipe (Corrida e Canoa havaiana). 
Em um dia perfeito, equipes nacionais e internacionais suaram o gogó pelas mais belas paisagens cariocas. Na soma final dos tempos, minha equipe (Núcleo Aventura) terminou na 3ª colocação, sendo a 1ª equipe brasileira.












Nas modalidades individuais, fiquei em 13º na escalada (o nível estava absurdo!) e 3º na corrida de montanha (1º brasileiro).   
  

Resultados:
1º Team USA                      10:51:07
2º Team Nova Zelândia       11:31:16
3º Team Núcleo Aventura 11:37:36
4º Team Quasar Lontra       11:48:11
5º Team Ironman                11:52:47



Red Bull Kirimbawa
Data: 09 de dezembro de 2013
Local: Floresta amazônica

Fui convidado para participar do Red Bull Kirimbawa pouco tempo antes de participar do Rockyman no Rio. Por conta disso, não tive muito tempo de ajustar os treinos a fim de correr os 50 quilômetros pela floresta amazônica. Apesar da complicação que seria ajustar os treinos, não pude deixar de correr mais uma vez pelo "pulmão do mundo". 
A prova foi composta pelas modalidades de corrida em trilha (50 km), mountain bike (100 km) e canoagem (50 km), sendo que trinta atletas de cada modalidade foram convidados para formarem trinta equipes por meio de sorteio nas vésperas da prova. Apesar do interessante formato, a possibilidade de cair em uma equipe mais ou menos era grande.
A corrida foi a primeira modalidade a largar. Os atletas da corrida tomaram um barco no começo da noite em direçaõ à tribo indígena Inhaãn-Bé, local onde todos dormiram em redes montadas pelo Exército em meio à tribo indígena. O toque de alvorada foi dado às 02:00hs, momento em que tomamos um leve desjejum e nos alinhamos para a largada, às 03:00hs, após uma cerimônia realizada pelos índios.

Correr na floresta amazônica na madrugada foi realmente algo indescritível. A sensação de que a qualquer momento podíamos dar de cara com uma onça ou pisar em uma sucuri era adrenalizante. Contudo, com 20 minutos de prova, o foco na competição tirou um pouco do medo dos bichos. 
Corremos em meio ao breu por quase toda a prova, só vendo a luz do dia nos últimos quilômetros. Aliás, a parte mais surpreendente da prova foi justamente ver o dia nascer correndo em meio à floresta. De um momento a outro, a floresta surgiu em meio aos primeiros raios de sol. Nesse momento é que nos demos conta de onde realmente estávamos.    
Ao final, na soma dos tempos, o título de Grande Guerreiro (Kirimbawa) ficou com a equipe Xingu, composta pelo corredor Roberto Tadao, o biker Thiago Aroreira e o canoísta Marcelo Lins.
Resultados:
Por Equipes: 1º Xingu
                    2º Tucano
                    3º Ariranha
Individual - Corrida: 1º Fernando Bezerra da Silva
                               2º Alexandre Manzan
                               3 ºIsrael Barbosa de Deus
  






* crédito das fotos Alexandre Koda

Abraço e um excelente 2014, cheio de terra!

Manza



Agradecimentos:

Kailash
Neptunia seguros
Traveler.com.br
D´stak academia
Bike Brothers