segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Wilderness Advanced First Aid


 
Há um tempo, buscava um curso de primeiros socorros e resgates em áreas remotas para fazer. Após a indicação de um conhecido, acabei me inscrevendo no WAFA - Wilderness Advanced First Aid, que se realizaria no estado do Rio de Janeiro.  
Contudo, antes de seguir para o referido curso, em Guapimirim/RJ, fiquei um dia no Rio a fim de escalar alguma das muitas paredes da cidade. 





O Luis havia sugerido tentarmos escalar a via "Patrick White" no Irmão Maior do Leblon, uma clássica e impressionante via. Chegamos tarde no local de início da via, visto que demoramos para achar a trilha que dá acesso ao morro. A primeira impressão da via já é intimidadora, dá um belo frio na barriga.
 
Um diêdro longo e clássico.
Após alguns minutos nos equipando, entramos na via. Tendo que garantir a segurança com vários móveis (pois não se tem muitos grampos na via), demoramos para progredir.  Duas enfiadas concluídas e já nos encontrávamos na metade da tarde. Por conta da viagem que teríamos que fazer para Guapimirim ainda no memso dia, resolvemos rapelar e descer. Apesar de não ter "feito cume", foi uma bela e impagável experiência. 
 

O Wilderness Advanced First Aid é um curso realizado pela Wilderness Medical Associates International compreendendo treinamento médico desenvolvido para profissionais remotos ou líderes outdoor que aventuram-se em ambientes desafiadores e remotos.
 
O WAFA foi realizado no Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim/RJ, entre os dias 10 e 13 de outubro. A medicina para áreas remotas diferencia-se significantemente dos primeiros socorros padrão e outros treinamentos que são direcionados para ambientes urbanos. O curso ensina a administrar emergências médicas quando hospitais e serviços de resgate podem não estar disponíveis por períodos extensos. O curso prepara alunos para situações de emergência que envolvem o cuidado prolongado ao paciente em ambientes severos e com equipamentos improvisados.
Durante o treinamentro, foram abordados três problemas:
  1. Cuidado extensivo do paciente quando horas ou dias o separam de cuidado definitivo;
  2. Ambientes extremos: calor, frio, altitude, cada um apresenta suas próprias ameaças significativas e atuam como amplificadores para uma pessoa ferida;
  3. Recursos limitados com equipamento e pessoal.

  
Vítima de hipotermia
 
 
 
 
Suporte para carregar vítima, improvisado com uma corda



Manuseio de vítima com provável lesão de coluna












Maca improvisada







       



Procedimento para movimentação de vítima de lesão na coluna.





 



Simulação de acidente em local de difício acesso.
 
Após quatro dias intensos de instruções e avaliações, aprendi muito. Por estar sempre indo a lugares inóspitos e hostis, foi de grande valia o aprendizado adquirido no curso. Espero nunca ter que usar! 
Abraço
 
Manza.