Depois do frio, o calor..

 

Após a expedição à Antartica, durante a qual passei quase um mês dentro de um veleiro, estava "sedento" para voltar aos treinos, visto que havia perdido um pouco de meu condicionamento. No início de fevereiro, retornei à rotina de esportes, mas ainda sem saber quando estaria disposto a competir. Tendo focado o mês de janeiro para realizar a expedição à Antartica, não havia definido muito bem meu calendário para 2013, mas sabia que focaria as provas outdoors que casassem com minha preparação a partir do momento que voltasse do "gelo".
Na verdade, durante os muitos momentos de contemplação no continente gelado, concluí que, para o futuro, passarei a investir mais tempo em expedições e um pouco menos em competições. Como não é possível fazer tudo, aproveitarei algumas provas para servirem de motivação dos treinos, cujo real objetivo será, daqui para frente, o de me condicionar para as expedições e manter minha saúde plena!     
Com duas semanas de treino, fiquei sabendo do Brou multisport, em Itabirito-MG, que iria ser realizado no final de fevereiro. Ainda fora de forma, decidi que começaria o ano de competições nesta prova. Sabia que iria sofrer "feito o cão", mas seria uma forma de traçar um motivador inicial. E assim começou meu ano quente! 

Brou Multisport - 23/02/2013
Distâncias:
25km MTB
5km canoagem em rio
9km corrida em trilha
24km MTB
8km corrida em trilha


Resultados:
1° Alexandre Manzan
2° Alexandre Teles
3° Helcio Terres    

Na sequência, participei da terceira edição do Piri Cross Triathlon, que a cada edição se torna mais interessante. Este ano, o percurso de mountain bike contou com um trecho de single track típico da região do cerrado.   
  
Piri Cross Triathlon
06/04/2013
Distâncias:
1000m swim
30km MTB
8km corrida em trilha

Resultados:
1º Alexandre Manzan
2º Bruno Augusto
3º Kenny Sousa




Corrida de montanha Volta dos Romeiros Ecomotion
13/04/2013
Distância: 21km

Como ainda não conhecia a região de Pirapora do Bom Jesus, aproveitei a Volta dos Romeiros Ecomotion para subir as pirambas do local. Com uma bela subida no meio do percurso e um friozinho "europeu", a sensação foi de estar competindo em um país de clima temperado. 
Para este tipo de prova, é fundamental ter um sistema de hidratação compatível com a distância de que vai participar. Especificamente para a Volta dos Romeiros e o Multisport Brasil, levei comigo durante a corrida uma Rush da Kailash, na qual guardei os géis de que precisaria e uma caramanhola pequena contendo água. Para uma prova mais longa ou quando preciso levar a sapatilha durante a corrida até a próxima transição (como no Brou Multisport), uso a Camp 12 também da Kailash. Sistemas de hidratação perfeitos para o que propõem.     



   
Resultados:
1º Alexandre Manzan 1:39:15
2º José Virginio mde Moreira 1:39:43
3º Odilon Jesus Leandro 1:46:23


 


Multisport Brasil
18/05/2013

Distâncias
9km corrida em trilha
28km MTB
8km corrida em areia
13km canoagem
24km MTB
9km canoagem
4km run

Em minha terceira participação nesta prova, contava com um equipamento novo. Havia trocado minha velha prancha oceânica por um Surf ski Ciclone da Evolution. Sendo uma opção unâmine para este tipo de prova, aderi ao Surf ski. Tive apenas um mês para me adaptar à nova "instabilidade" do brinquedo. Mas o ganho em performance é notável. 
Infelizmente, nesta prova, tudo o que ganhei em tempo nas primeiras partes da prova (corrida, bike e canoagem), acabei perdendo quando contornei uma boia errada e remei quase cinco quilômetros a mais. Recuperado do desânimo causado pelo engano na prova, terminei na segunda colocação, concluindo que não há mais espaço para erros nessas provas. 



Resultados:
1º Guilherme Pahl       6h10m39s
2º Alexandre Manzan   6h22m41s
3º Ryan Blair               6h54m52s
  


Agradecimentos:
Traveler.com.br
D´stak academia
Kona bikes
Super bike 101
Bike brothers
Kailash

Postagens mais visitadas