segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Xterra Pedra Azul 2011.



Em maio de 2010, estive na região de Pedra Azul para correr uma etapa do circuito Xterra (3 km de corrida - 28 km de mountain bike - 8 km de corrida em trilha). Esta prova pode ser considerada a mais dura e técnica etapa do circuito brasileiro da modalidade devido ao acidentado relevo e o tipo de terreno do local.

Para se ter uma ideia da dificuldade, quebrei minha mão direita durante a prova do ano passado. Naquela ocasião, apesar de ter completado a competição, não consegui cumprir uma das tarefas que havia estipulado para a viagem: a escalada da Pedra Azul.

Este ano fui decidido a subir a bela e imponente pedra. Portanto, não poderia "quebrar" nada em meu corpo para, após a prova, poder subir o imenso granito.

No sábado, às 09:00hs, largamos para a segunda edição do Xterra no Espírito santo. Na corrida inicial de 3 km, chegamos meio embolados na primeira transição. Daí para frente viria a parte mais penosa: o percuso de mountain bike mais dureza do Xterra.





Ainda sentindo o cansaso da viagem de bike do final de semana anterior (veja a postagem anterior),me defendi como pude nesta modalidade e terminei em segundo, com um déficit de 3' em relação ao primeiro colocado, o mineiro Frederico Zacharias. Na última corrida da prova, com 8 km de morros escarpados e bastante mato, tive que "tirar um coelho da cartola" para recuperar a diferença. Consegui pegar o primeiro colocado só no km 6, mantendo esta posição até o final.

Terminada a prova, olhei para o relógio, não para saber meu tempo de prova, mas para saber se ainda daria para visitar o Parque Estadual de Pedra Azul, situado no município de Domingos Martins - ES. A pedra que dá nome ao parque é um afloramento de granito e gnaisse com 1822 metros de altitude e 500 metros de parede exposta. O nome Pedra Azul foi dado por conta dos inúmeros líquens e algas encrostados em sua parede (foto ao lado). Infelizmente, a trilha que dá acesso à parte mais alta do parque está fechada para visitantes. Diante disso, fui até o pé da Pedra Azul, de onde já se tem uma bela visão do vale e do granitão. Vale uma visita!


Conto com os parceiros:





















Abraço!

Manza.