quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vem aí o Shopping Ólhos D'água...



Brasília, 10-08-2011

No último domingo, ao sair de casa para remar no lago Paranoá, percebi uma movimentação diferente no Parque Ólhos D'Água (Quadras 413/414 Norte), local em que eu e milhares de pessoas utilizamos diariamente para correr, caminhar e desfrutar de uma das últimas manifestações da natureza dentro do contexto urbano de Brasília.


Neste local existe uma bela amostra da vegetação do cerrado, serpenteada por uma mata ciliar, a qual envolve um regato de água que alimenta a bela lagoa do sapo.
Todo este ecossistema é sustentado por uma nascente localizada num terreno da Quadra 213 Norte.

O incrível (se é que ainda se pode assustar-se com algo neste país) foi saber que a aglomeração no parque tinha como fim a realização de um abaixo-assinado contra a construção de um shopping na área da referida nascente - uma APP, Área de Preservação Permanente!


Shopping?

Precisamos de mais árvores, transporte público, segurança, saúde...E recebemos mais um shopping?

Creio que tudo se resume no que ainda não temos: EDUCAÇÃO.

Tiro o chapéu para os que se mobilizaram e assinaram o tal abaixo-assinado. Sim, porque é fácil apontar o dedo e não se olhar no espelho. Quem reclama do trânsito (e com razão), nem percebe que ele mesmo, ao atualizar seu bólido (ou seria sua auto-estima?), é responsável pelo caos que se instalou nas ruas e avenidas.

Por que, ao invés de irmos às concessionárias de automóveis, não vamos à Administração das cidades cobrar de quem lá colocamos por um transporte público eficiente, hospitais dignos, escolas (e muitas) com qualidade?

Porque é mais fácil pagar e consentir né?

E assim, lá se vai mais uma vez a frase: "Huhmm, fazer o quê? É assim mesmo, não tem jeito não..."

Sendo assim, não reclame. Definitivamente, temos o que merecemos.

Lembro de minha infância, quando ia sozinho para a escola de bicicleta, estudava na Escola Classe 107 Sul (referência em escola pública na época), pedalava livremente por todo o Distrito Federal, voltava das festinhas caminhando com outros amigos. O que estão fazendo com Brasília?

A antiga qualidade de vida desta cidade, hoje, mais se parece com o conto da carochinha, ou seria da "Carranquinha"?

Lembram-se?

Que saudade daqueles tempos...

Não quero pregar um movimento anticapitalista, retrô, mas o fato é que não dá mais para se viver escravo de tanta especulação.

Nos dias atuais, em terras brasilis, do jeito que se encaminham os valores, quem não tiver um bom par de meias ou uma cueca GG, está fora das "oportunidades"!


Choremos, pois...