quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O sertão é aqui.



Distância: 240 km de mountain bike.



Duração: 2 dias (sofridos!)

Integrantes:

Alexandre Manzan

Bruno Dornelas

Rafael (Roque)

A região da Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro paraíso natural no meio do cerrado. Lá, nesta época do ano, em que a umidade relativa do ar pode chegar a meros 10 %, pode-se encontrar desde espécimes raras deste bioma, formações rochosas parecidas com a superfície de Marte e até três loucos desavidos pedalando sob um sol esturricante e 40ºC (na sombra!).

Foi com estas condições que eu e mais dois amigos saímos de Alto Paraíso-GO no último dia 20 de agosto a fim de fazermos a volta da parte nordeste do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Ao consultar os mapas e o Google Earth, não achei que seria uma empreitada tão difícil e complicada.

Mas, não contávamos com o calor infernal e as íngremes subidas que nos acompanharam por todo o trajeto. No primeiro dia de viagem, saímos às 10:00hs de Alto Paraíso para só chegarmos em Nova Roma/GO às 18:00hs. Contudo, dois belos pratos (para cada) da típica comida goiana acabaram nos fazendo esquecer o sofrimento do dia. Neste dia, rodamos 105 km e acraditávamos que o dia seguinte seria diferente...

Ledo engano. No segundo dia de viagem, pegamos mais uma dura sessão de calor regada a um piso de puro talco (as correntes das bikes tinham que ser lubrificadas a cada 20 km).

De Nova Roma subimos por um belo vale (seco nesta época do ano), o qual dá acesso à cidade de Teresina de Goiás, onde o pneu do Rafael estourou - acho que sucumbiu à temperatura! - e continuamos a viagem até Alto Paraíso por asfalto.

Levamos praticamente o dia inteiro (com as paradas) para cumprirmos os 135 km do segundo dia.

Já de noite, dentro do carro em direção a Brasília, ouvi a mais sensata explicação do porquê gostamos de fazer essas coisas:



"Treinar é igual banho gelado, quando acaba é tão bão!!!!"




Agradeço meus parceiros:

Scott

Traveler.com.br

D´stak academia

Cycling Bike shop

Upis



Abraço.


Manza.