quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasília Multisport 2011



Distâncias: 15 km de corrrida em trilha, 17 km de canoagem em rio, 2 km de corrida e 35 km de mountain bike casca grossa!


No dia 30 de julho de 2011, durante a tradicional época de céu azul e seca em Brasília, foi realizada a quarta edição do Brasília Multisport.

O percurso foi todo transferido para a área rural de Brasília, o que deixou a prova bem mais interessante. A expectativa da organização era que o primeiro colocado chegasse com o tempo próximo de 4 horas; baixo se levarmos em conta o difícil e desafiador percurso.

No primeiro trecho de corrida correu tudo bem, com trechos de single track duríssimos e visuais de tirar ainda mais o fôlego. Fui o primeiro a entrar no rio. A boa temperatura da água aliviou um pouco o calor e a seca. Além da paisagem bem bacana neste trecho, o volume de água do rio ajudou a fazer com que os caiaques rendessem bastante durante os 17 km.

Saindo do rio, tínhamos uma corridinha de 2 km até a transição para a última parte da prova, os 35 km de mountain bike. Peguei a bike em primeiro e saí me sentindo bem para a parte mais difícil da prova. O percurso do mountain bike foi elaborado para ser feito em duas grandes voltas, fazendo com que os atletas passassem pela transição entre uma volta e outra para que o público participasse mais da prova. Tudo ia bem até que, em uma bifurcação, um staff direcionou a maioria dos atletas para a segunda volta, e não para a primeira em que estávamos.

Já quase na metade da prova, me dei conta de que o staff havia se equivocado e, sem pensar muito, decidi terminar a volta em que estava e realizar a outra na sequência. Não imaginava, mas boa parte dos atletas haviam sido direcionados para o mesmo caminho que eu.

Ao finalizar a prova, em primeiro, não sabia o que seria feito pela organização para resolver o problema. Sabia apenas que, independente da decisão, não agradaria todos os atletas.

A organização, reconhecendo o erro cometido pelo staff, decidiu considerar a prova até a entrada da última transição para a bike, pois o problema se deu durante a etapa de mountain bike.

Diante de tal decisão, permaneci com o primeiro lugar na prova, apesar de que, considerando o dia em questão, eu ache que dificilmente o resultado seria outro.

O que penso disso tudo, tendo visto fatalidades como essa ocorrerem outras vezes, é que, de certa forma, todos saímos perdendo. Atletas e organizadores têm prejuízos.

O fato é que esse tipo de prova envolve uma logística complicada, e, sem querer condenar os culpados, creio que existam maneiras de se minimizarem tais erros. o percurso, sem esquecer dos outros pontos, é, definitivamente, o aspecto mais importante da prova. Não pode ter erro.

No mais, ajustando tal "desajuste", o Multisport é diversão certíssima! (Mas dói...)

Ab.


Manza.















Parceiros:

Traveler.com.br

SCOTT

UPIS

D'stak academia

Cyclihg bike shop