segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pare o mundo que eu quero descer...

Brasília, 09-05-2011

As músicas do Raul Seixas fixaram-se em minha cabeça na época de minha infância, durante a qual meu pai ouvia em alto e bom som as pérolas de Rauzito. Suas melodias "quase sempre" me agradaram. Contudo, foi com a maturidade que passei a identificar e apreciar o real descrito nas letras que este rebelde "com causa" compôs com seus parceiros.


Oportunamente, um trecho da letra da música Eu Também Vou Reclamar, autoria de Seixas e Coelho, conseguiu expressar exatamente o que (aí me incluo) milhões de pessoas sentem com as imposições do "adorável mundo novo".

Não estaríamos caranguejando com nossas atitudes modernas, ou seja, essa velocidade inerente a praticamente tudo que fazemos não está, na verdade, desacelerando a qualidade de vida que tínhamos quando éramos atrasados!!!

Hoje pela manhã recebi uma salva de buzinas por ter me "atrasado" um segundo após o sinal de trânsito ter aberto. Passei o resto do dia me questionando o quanto esse segundo pode ter atrapalhado, digo atrasado, o decorrer das atividades diárias daqueles "apressados buzinantes".

Para finalizar o rápido decorrer desse dia, ao me aproximar da portaria de meu prédio, um dos moradores, ao notar que eu me dirigia (com minha bike) à mesma entrada que ele, fechou a cara e acelerou o passo para não dividir o elevador comigo. Será que sou tão assustador assim ou seria o fato dessa aceleração deixar as pessoas mais distantes, distantes de uma vida mais social.

Pare o mundo que eu quero descer!



Ao contrário do que se prega a aceleração desse tal de crescimento, deveríamos nos ater um pouco mais a uma boa e "bem" lenta prosa na sombra.




..."Dois problemas se misturam

A verdade do universo

A prestação que vai vencer

Entro com a garrafa

De bebida enrustida

Porque minha mulher não pode ver




Ligo o rádio

E ouço um chato

Que me grita nos ouvidos

Pare o mundo que eu quero descer"...

Raul Seixas - Paulo Coelho


Abraço!

Manza.
Guilherme Kramer