domingo, 24 de abril de 2011

The Last Season

Brasília, 21-04-2011

No dia em que minha cidade natal completou mais um ano de existência, preferi comemorar dando mais uma escapada para a cidade de Pirenópolis-GO a fim de pedalar e correr pelas inúmeras trilhas que o cerrado daquela região abriga. Tendo em vista meu horário "alternativo", já que não consigo acordar cedo, saí mais tarde e, claro, sozinho para reconhecer o percurso onde será realizado a etapa do Xterra Camp Piri no próximo mês de maio.

Em um dos trechos de downhills por quais passei, fiquei tentando entender a razão pela qual me sinto bem em fazer meus treinos e expedições sozinho. Seria egoísmo, impaciência, autonomia, auto-afirmação? Apesar de não ter encontrado a resposta, o fato é que é realmente difícil achar parceiros para tais empreitadas, pois, como já pude comprovar por diversas vezes, os convites são feitos, mas na hora de partir é um tal de "vô não, quero não, minha mulher num deixa não!"

Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso mesmo. Diante disso, quase sempre saio só. Lembrei disso, pois, coincidentemente nesta viagem, acabei de ler o livro de Eric Blehm - The Last Season, o qual narra a história verídica do misterioso desaparecimento e consequente tentativa de resgate de um dos mais competentes guarda-parques dos EUA.

Em sua narrativa, Blehm faz um apanhado da vida do guarda parque Randy Morgenson e esmiuça os prováveis motivos do desaparecimento de Randy. Dentre as causas, uma provável fuga das vicissitudes da sociedade seria a mais plausível. Contudo, o surpreendente desfecho desta história demonstra uma possível consequência de uma postura solitária em locais remotos como no caso de Randy.

Apesar de não querer ter um fim como o de Randy, devo admitir que entendo e até me identifiquei com inúmeras posturas, conceitos e valores deste amante da vida outdoor.


Vale a leitura!


Ab.