sábado, 3 de janeiro de 2009

Trekking Cachoeira da Fumaça BA (solo) março/2005

Integrantes: Alexandre Manzan
Duração: 10 horas
Distância: aproximadamente 25 km.

06/03/2005
Voltando de férias de Guarajuba, parei em Lençóis, como havia programado previamente, para realizar o trekking da cachoeira da Fumaça por baixo. Consegui um mapa mais ou menos atualizado, programei uma rota através de alguns pontos do mapa e algumas referências geográficas e, por fim, conversei com alguns guias locais sobre a duração e as condições da travessia. Todos foram unânimes na duração: 2 dias, se você for rápido e tiver acompanhado de um guia experiente! Quanto à velocidade, eu tinha realmente a intenção de fazê-la em um dia. Os guias com os quais conversei riram quando eu relatei minha intenção de terminá-la no mesmo dia e sozinho. Acordei cedo e corri em todos os singles tracks que podia. O GPS não ajudou muito no fundo do vale, fato que fez com que eu quebrasse a cabeça algumas vezes para achar o caminho. Após chegar à base da cachoeira e tirar algumas fotos, vi que estava atrasado. Tentei me adiantar no leito do rio, mas as pedras escorregadias não ajudaram muito. O dia já estava finalizando quando consegui chegar no alto da fumaça, local do planejado encontro com Lívia e Dagô, meus resgates. Cansado, porém feliz da vida e com as pernocas bem sofridas, consegui fazer a travessia em 10 horas!