quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Travessia da Serra dos Órgãos - RJ junho/2003

Integrantes: Alexandre Manzan | Haroldo Assunção | Luciana | Ney
Duração: 2 dias
Total percorrido: aproximadamente 30 km

Em mais uma das viagens no estilo “cachorro louco”, ou seja, apenas 3 dias para nos deslocarmos de Brasília até o local da travessia, fazer o trekking e, na sequência, voltar dirigindo para Brasília, fui com 3 amigos conhecer o mais bonito trekking do Brasil: a "Travessia da Serra dos Órgãos".


1°dia

Deixamos o carro na cidade de Petrópolis e iniciamos a travessia no sentido Petrô – Terê. De cara, uma piramba enorme até o “Açu”, pedra gigante com formato de um peixe no alto da primeira montanha, com 2216 metros. Pretendíamos dormir no vale das antas, aproximadamente no meio da travessia. Porém, pouco antes deste local, perdemos a trilha em uma das infinitas lajes de pedras por quais passamos. Com isso, fomos obrigados a dormir neste local, o qual nos serviu de camarote para apreciarmos o belíssimo céu e as nuvens que ficaram presas, devido à barreira realizada pela Serra dos Órgãos, pouco abaixo da cota em que acampamos.

2°dia
Após acharmos a trilha novamente, continuamos em direção à Teresópolis. Paramos na beirada do abismo que permite observar as inúmeras formações naturais desta travessia, entre elas: o Morro da Agulha do Diabo, a Pedra do sino, Dedo de Deus, Morro do Escalavrado, Pedra do Garrafão, Verruga do Padre, etc. Seguimos em direção à Pedra do Sino, onde lanchamos e tiramos algumas fotos da Bahia de Guanabara. Depois deste ponto, é só descida através da trilha que nos leva até a cidade de Teresópolis. Com certeza, a mais bonita travessia do Brasil!