terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Volta da Ilha Grande - RJ fevereiro/2002

Integrantes: Alexandre Manzan | Marcelo Bosi | João Carlos de Almeida
Duração: 5 dias
Total remado: 109,5 km.

Angra dos Reis RJ - 25/02/2002
1º dia
Caiaques demasiadamente pesados. Saída às 14:30hs, com o mar tranqüilo e um leve vento de popa. O leme deu problema logo na saída. Após uma gambiarra, zarpamos novamente às 15:30hs. Nosso objetivo era remar até Ponta Grande e pernoitarmos, o que não aconteceu, pois, ao aportarmos no local escolhido, fomos obrigados a remar um pouco mais até acharmos um local onde “a dona” não nos proibisse de acampar! A noite estava incrível, sem nuvens.
Média: 7,1km/h;
Total remado do dia: 15 km.

2º dia – 26/02/2002
Deixamos Ponta Grande às 11:00hs. O mar estava liso até chegarmos à Ponta Itassucê, onde o mar tornou-se agitado e com ondas grandes o suficiente para não enxergar o outro caiaque a poucos metros de distância. O desembarque em Provetá foi um show à parte, um caixote da melhor qualidade! Nesta praia, habitada por evangélicos, acampamos no quintal de um dos moradores em frente à praia.
Média: 6,9 km/h;
Total remado do dia: 11,1 km.

3º dia – 27/02/2002
Partimos às 10:20hs de Provetá com mar tranquilo até a Ponta dos Meros, onde estava bem mexido e com grande ondulação. Chegamos em Aventureiros às 12:00hs, local onde almoçamos. Zarpamos para Parnaioca às 15:15hs, onde acampamos ao lado da saída do rio.
Média: 7 km/h;
Total remado do dia: 20,6 km.

4º dia – 28/02/2002
Ao sairmos da enseada que abriga a praia de Parnaioca, passamos por um pescador que nos acenou mexendo os braços, de modo que entendêssemos a situação em que o mar se encontrava: bem mexido!! Progredimos lentamente até Dois Rios, praia que descansamos, e seguimos em seguida à Lopes Mendes. Ao contornar a ponta Leste da ilha, o suporte do leme quebrou de vez. Justamente na hora que não devia, próximo à Ilha Guriri com um mar bem mexido! Tive que remar sem leme até chegar em um trecho mais tranqüilo, onde amarramos um cabo unindo os dois caiaques para, com isso, ser rebocado. Estava exausto. Seguimos assim até a praia dos Mangues, local em que pretendíamos achar um suculento prato de comida. Estávamos sem sorte. Não encontramos nada e tivemos que cozinhar após horas de remada e perrengue.
Média: 6km/h;
Total remado do dia: 28 km.

5º dia – 01/03/2002
A pretensão era de remarmos o máximo que pudéssemos, pois já estávamos atrasados em relação ao cronograma original. Com o mar extremamente tranqüilo, zarpamos às 11:30hs em direção à vila de Abraão, onde almoçamos e conhecemos o Sr. Xavier, 88 anos e antigo morador local. Continuamos a remada em direção à Ilha de Macaco. Lanchamos em um bar flutuante situado nas imediações desta Ilha. Às 17:10hs saímos rumo à casa do tio do João, em Angra, último trecho da viagem e o mais extenuante devido ao acúmulo dos outros dias. Passamos por belas ilhas na baia da Ilha Grande como a Ilha de Porcos e do Almeida. A cada remada distanciávamos um pouco mais da Ilha Grande e chegávamos mais perto do fim da viagem. Cheios de dores e cansados, chegamos às 19:10hs, já escuro! Felizes e realizados, tínhamos uma só coisa na cabeça: objetivo conquistado!
Média: 7,5km/h;
Total remado do dia: 34,8 km.