quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Travessia da Serra Fina (Mantiqueira) outubro/2002

Integrantes: Alexandre Manzan | Ney Gonçalves | Lúcio | Gustavo
Duração: 4 dias
Total percorrido: aproximadamente 45 km.

Para conseguir reunir 4 amigos dispostos a sair de Brasília e fazer esta travessia nada fácil, tivemos que planejar uma missão zumbi! Saímos de Brasília numa sexta-feira à meia noite, após nos alimentarmos super bem no cachorro-quente da esquina, e seguimos, revezando a direção do carro do Lução até Passa Quatro, em Minas Gerais!!


1°dia
Entramos na trilha às 15:00h do sábado e, depois de subir centenas de metros, pernoitamos, neste primeiro dia, no Alto do Capim Amarelo, com 2392 metros de altitude.

2°dia

Começamos o dia cedo e logo avistamos a sequência de sobe e desce da Serra da Mantiqueira. Dormimos na Pedra da Mina, um dos lugares mais altos do Brasil com 2770 metros.


3°dia
O dia amanheceu com um tempo péssimo, ventando muito e com o céu totalmente coberto, não conseguíamos enxergar a mais de 10 metros. Após 1 hora, o céu abriu e continuamos nossa jornada. Batemos cabeça um pouco num mar de capim elefante, o qual não nos permitia achar a trilha facilmente. Acampamos num ponto pouco depois do Pico dos 3 Estados, com 2665 metros.

4°dia
Acordamos cedo e despencamos morro abaixo até encontrarmos a Garganta do Registro e a rodovia que dá acesso à Itamonte, local em que entramos novamente no carro e, sem descansar nada, tocamos direto de volta até Brasília. Haja vontade!