terça-feira, 8 de setembro de 2009

3 dias e 2 noites pela Represa de Itumbiara

Integrantes: Alexandre Manzan - Bruno Dornelas - Marcelo Tavares - Haroldo Assunção - Eduardo Kauer
Duração: 3 dias
Distância remada: 84 km

Marzagão 05/09/2009
Toda vez que ia para a fazenda de meus avós quando era criança, observava curioso a travessia do rio Paranaíba, que, em parte de seu longo curso, separa Goiás de Minas, e imaginava qual seria a imagem após cada curva daquele caudaloso rio que marcou minha infância.
Neste último feriado, encontrei a brecha de que precisava para remar em parte deste grande afluente da bacia do Rio Paraná.

Após os corriqueiros imprevistos de última hora, zarpamos às 15h:30 de uma ponte no rio Corumbá, próxima à cidade de Marzagão - GO. Como previsto, remamos 16 km e acampamos em um trecho plano da margem deste rio. Com direito a uma noite de temperatura bem agradável, jantamos acompanhados de um belo vinho de terceira categoria!

06/09/2009
Saimos atrasados para o que seria o dia mais longo. Pois teríamos, caso quiséssemos completar o percurso estipulado de 80 km, que remar, na pior das hipóteses, 35 km. Andamos bem até a metade do percurso, local em que nos deparamos com uma "tormenta" que nos obrigou a descansar um pouco. Passado o pior, remamos, com a água da represa parecendo um espelho, até uma ilha que nos pareceu perfeita para a última noite. Apesar da chuva que caiu a noite inteira, conseguimos jantar "enlatados" em nossas barracas.

07/09/2009
Pelas orientações do GPS, faltavam ainda 30 km até nosso destino, barragem da Represa de Itumbiara. Paramos para o lanche do dia em uma ilhota a qual considerei um dos lugares mais bonitos entre os tantos destas represas do Centro-Oeste. Os pequenos seixos esbranquiçados espalhados pela margem da ilha davam uma impressão de praia, a nossa praia! Só não acampamos mais uma noite devido aos compromissos em Brasília e pela falta de provisões.
Finalizamos a remada em um dos braços da represa distante cerca de 13 km de Itumbiara, local em que se encontravam os carros. Como niguém parou para dar carona a dois mulambos mortos-vivos, corremos os 13 km até a cidade. Para finalizar o feriado aventureiro, um dos carros encravou na lama da beira do lago, local em que se encontravam os caiaques.
Mas mesmo assim, posso garantir que valeu!
Até.