quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Duração: 9 dias
Total remado: 218 km

Maraú – 09/12/2002
Saída às 18:00hs de Maraú, navegação noturna. Dormimos em Sapinho, mordomia e comida boa e barata. Lugar paradisíaco. 4 horas de remada.
Total remado do dia: 21,8 km.

10/12/2002

Remamos até Pedra Furada e na seqüência até Serinhaém. Logo após, seguimos em direção ao ponto onde dormiríamos. Mar agitado no último trecho.
Total remado do dia: 18,5 km.

11/12/2002

Deixamos o acampamento de Serinhaém às 12:00hs. Almoçamos na praia de Pratigi e zarpamos novamente às 16:00hs. Logo chegamos à Barra de Carvalho, local em que a remada se tornou mais rápida devido à maré enchendo. Predominância do ecossistema de mangue. Passamos por São Francisco, Barreira e finalmente, às 19:00hs, Canavieiras, povoado com apenas 350 habitantes, todos familiares.
Total remado do dia: 27,8 km.

12/12/2002
Saída às 10:45hs. Remamos com vento leve na proa até Cairu, passando pelos belos canais do mangue. Almoçamos nesta cidade histórica e continuamos em direção ao destino final do dia e o ponto mais ao Norte da viagem. Pegamos muito vento contra no canal de Taperoá, fazendo com que os caiaques batessem sem parar e atrasando bastante a hora da chegada: 18:30hs. Total remado do dia: 38,3km;
Total parcial até Morro de São paulo: 106 km.

13/12/2002
Descanso em Morro de São Paulo.

14/12/2002
Deixamos Morro com vento no quadrante Leste, o que nos ajudou um pouco. Paramos para mergulhar na foz do rio Guarapuá em meio às raízes do mangue. Remamos na seqüência até chegar em Velha Boipeba, onde almoçamos na praia de Tassimirim. Decidimos remar um pouco mais e dormir em Morerê, local ao qual chegamos às 18:30hs e montamos acampamento.
Total remado do dia: 31 km.

15/12/2002

Saída de Morerê às 11:00hs. Remamos sobre os corais um bom tempo, o que, apesar da beleza, atrasou a remada devido à baixa profundidade. Da Ponta de Castelhanos até Pratigi as ondas e o vento literalmente nos empurraram. O GPS marcou uma máxima, nesse trecho, de 12,4 km/h. De Pratigi até a Ponta do Mutá restavam aproximadamente 12 km sem parada. Mar bem crespo! Aportamos na Ponta do Mutá às 18:40hs.
Total remado do dia: 35 km.

16/12/2002
Foi difícil deixar Barra Grande! Porém, ainda tínhamos um bom trecho até nosso destino. Saímos às 11:30hs depois de uma bela noite de descanso. Seguimos até Taipus de Fora, onde almoçamos e resolvemos dormir mais uma noite, o que iria nos custar um dia seguinte mais comprido.
Total remado do dia: 7,5 km.

17/12/2002
Zarpamos de Taipús de Fora, com o mar praticamente liso até depois do Morro do Taipús. Nesse mesmo local, os meninos resolveram parar. Decisão difícil faltando apenas 30 km para alcançarmos nosso objetivo. Decidi continuar sozinho. Como já estava com o acúmulo de vários dias de remada e não havia, nesse trecho, lugar propício para uma aportagem e um conseqüente descanso, adotei a tática de descansar e alimentar-me por 2 minutos entre as séries de remada de 20 minutos. Deu certo. Apesar do mar agitado e do sol castigante, cheguei em Itacaré às 15:55hs!
Total remado do dia: 38 km.

Missão cumprida!!! Confira o vídeo da expedição em: