quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um homem prevenido vale por dois...

                         
                             
 


Já dizia minha vó: Um homem prevenido vale por dois...
Antes de "se jogar no mato", é fundamental planejar o que irá fazer. A atividade que se propõe, o percurso, a meteorologia, os equipos e uma série de detalhes que, se negligenciados, podem custar o passeio ou até mesmo a vida. Nesses anos de viagens, aprendi muito o que se deve e não deve fazer e o que levar ou não para o campo. Às vezes, acabamos levando um monte de coisas para não faltar nada. Contudo, poucas vezes se pensa na possibilidade de não ter quase nada! Pensando nisso, montei um kit sobrevivência com base em alguns livros sobre o tema. Resumi ao máximo o tamanho dos itens e finalizei com uma caixinha de "Altoids" (pastilhas de menta) contendo preciosos itens que, em casos extremos, se tornarão minha passagem de volta para casa! 
Seguem abaixo algumas ilustrações do kit e uma lista dos itens. Vale destacar (para os desavisados...) que não se trata de um kit para qualquer tipo de clima e situação.
O kit não é garantia de sobrevivência!!    


  
                                       
  

1 - Corda fina (2 metros)
2 - Arame (1,5 metro)
3 - Vela
4 - Rede (para pesca)
5 - Lanterna
6 - Band-Aid
7 - Preservativo (recipiente para água)
8 - Sal
9 - Clorin, 2 (purificador de água)
     Anti-histamínico (Fenergan)
     Analgésico (AAS)
10 - Alfinetes (3)
11 - Kit pesca (linha, anzol e chumbada)
12 - Agulha + linha e palito de dente   
13 - Lâmina bisturi
14 - Álcool (2 sachês)
15 - Fósforos (partidos ao meio) 
 
                                 Kit montado



 
No verso, aproveitei para colocar algumas informaçãoes pessoais como nome, endereço e telefone para contato em caso de emergência.










* Tamanho da caixa tendo como referência uma lapiseira.
Apesar de existirem inúmeras possibilidades de composição do kit, segui algumas sugestões constantes no livro SAS Survival guide, Collins Gem. Neste livro, além de valiosas dicas de sobrevivência, constam excelentes ilustrações de armadilhas, abrigos, ferramentas e uma série de outras utilidades que podem ser confeccionadas no campo em casos extremos. Apesar de torcer para nunca precisar usar o kit de sobrevivência, é sempre bom estar preparado!

Abraço.
 
Manza