domingo, 26 de junho de 2011

Cordillera Blanca - Parte II


Huaraz, 26-06-2011

Ontem, dia 25 de junho, voltei para a cidade de Huaraz após ter chegado ao cume do Pisco, com 5700 m. Apesar do plano inicial ser de seguir direto do acampamento base do Pisco para o base do Chopicalqui, optei por retornar a Huaraz (a cidade fica a 50 km da base de inúmeras montanhas) para poder descansar da dura escalada realizada em três dias e, com isso, estar mais preparado para o Nevado Chopicalqui.
Em realação à escalada do Pisco, após terminar o trekking de aclimatacao, estava me sentindo bem para esta próxima etapa.
Iniciamos a caminhada ao acampamento base
no dia 23 de junho, dia em que pernoitamos na cota de 4680 metros para, no dia 24 realizar o ataque ao cume.
Quatro grupos se encontravam despertos ás 01:30hs, já com tudo pronto. O grupo em que eu me encontrava, chegou na parte onde se inicia a geleira
aproximadamente ás 04:00hs, quando colocamos os crampones e iniciamos a escalada propriamente dita.
Havia escolhid
o o Pisco por ser considerada uma montanha de nível técnico relativamente fácil, fato que comprovei não ser verdadeiro, levando-se em considerção o meu nível de escalada em gelo. Diante das novidades que via, pois nunca havia escalado em gelo, o dia foi nascendo dando uma coloração ainda mais impressionante ás geleiras. Adotamos um ritmo conservador para tentarmos chegar bem ao cume.
Desta mane
ira, fui eternizando as imagens que via em minha máquina. Tivemos que transpor duas paredes com 80 graus de inclinação já a 5500m, momento em que me convenci que o buraco era bem mais embaixo!
Para piorar, o tempo não estava bom. Próximo dos 5400 metros, entramos na nuvem (whiteout), o que não nos permitiu desfrutar da paisagem que certamente se tem durante esta escalada.

Aos 5600 metros, senti a respira
ção apertar um pouco, mas sem dor de cabeça nem náusea, condição que me deixou bem confiante quanto a minha aclimatação.
Ás 08:00hs finalmente pûs os pés no ponto mais alto do Pisco.
Apesar do cume esta
r totalmente encoberto pelas nuvens, fiquei feliz em ter superado um dia frio (sensação térmica de -10 graus na madrugada) e difícil na montanha, confirmando também uma boa aclimatação até agora.
No dia 28, sigo para o Chopicalqui, com 6400m, principal objetivo desta temporada nas montanhas peruanas. Devo admitir que, ainda com uma boa aclimatação, tudo pode acontecer na montanha, ou seja, o tempo pode virar e termos que abortar o plano e ainda não estar 100% no dia do ataque e ter que humildemente descer com a cabeça feita!Que o céu se abra sobre o Chopi!
Abs.


Manza.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cordillera Blanca - Parte I

Huaraz - Peru, 22/06/2011
Conforme havia planejado anteriormente, completei a primeira parte desta viagem. Terminei hoje um trekking de 40 km por alguns vales da Cordillera Blanca. Optei por fazer um trekking chamado "Santa Cruz" por se encontrar entre cotas variando de 3500 a 4800 metros acima do nivel do mar. Com isso, dei uma boa adiantada em meu processo de aclimatacao. Acabei o trekking em trës dias. Na primeira noite nao senti muito os efeitos da altitude, mas no segundo dia de caminhada, ao passar pelo ponto mais alto do percurso (4800 m), senti um pouco de dor de cabeca, fato comum nesta etapa de aclimatacao. Cruzei com diversos grupos fazendo este trekking. O mais curioso é nao encontrar nenhum brasileiro por essas bandas. Vai ver é porque estao ocupados assistindo futebol... Amanhä, após ter descansado um dia em Huaraz, sigo novamente para as montanhas.

Desta vez, permaneco na Cordillera durante aproximadamente 10 dias para tentar fazer o cume do Pisco (5700m) e, na sequência, do Chopicalqui (6400m), isto se minha adaptacao e o tempo permitirem.

Abraco e até a volta.
Manzan

PS: Desculpem-me pela acentuacao. O computador em que escrevi, nao estava dentro das normas da ABNT!!

domingo, 19 de junho de 2011

Fé inabalável...

Huaraz, 19-06-2011
Finalmente, após rodar por inúmeras curvas subindo a Cordilhera dos Andes, estou na cidade base da Cordillera Blanca. Prestes a começar minha expedição neste paraíso do montanhismo, ao me instalar no hotel em que estou em Huaraz, o acaso me proporcionou conhecer três destemidos brasileiros, sobre os quais havia já lido anteriormente, que estão no meio de uma volta ao mundo de bike (www.novaorigem.com.br). Tiago, Caseh e Kico estão há um ano e dois meses na estrada após saírem de Juiz de Fora. Além de histórias bacanas, nos confraternizamos com valores bem parecidos.
Amanhã, começo um trekking de 3 dias pela Cordillera com o intuito de realizar minha aclimatação. Além das paisagens indescritíveis, espero estar bem aclimatado para fazer o ataque aos cumes do Pisco (5300m) e do chopicalqui (6400m).

Em breve mais fotos e notícias da expedição.

Ab.

Manzan.

domingo, 12 de junho de 2011

Back into the Wild!

Brasília, 12-06-2011

Na semana passada eu li em um blog que acompanho que está para ser lançado nos EUA uma releitura da história de Chris MacCandles. O livro original foi escrito pelo jornalista Jon Krakauer e tem o título "Into the Wild". Desta vez, o livro, que terá o título "Back into the Wild", será lançado juntamente com um DVD produzido pelos pais do aventureiro. O conteúdo foi baseado no diário de MacCandless e em imagens captadas por ele durante sua jornada no Alaska. O título me serviu como uma luva, visto que embarco no próximo sábado para o Peru a fim de tentar escalar mais uma montanha acima de 6000 metros (a última vez que escalei uma montanha desta altitude foi o Aconcágua, em fevereiro de 2008). Com o título "Back Into the wild" na cabeça, finalizei os últimos preparativos e agora me concentro somente em estar de volta na natureza selvagem! Parceiros nesta viagem:


Traveler.com.br


BSB Mix


Freecorner


Scott


D'stak academia


IBITI


Upis