domingo, 24 de abril de 2011

The Last Season

Brasília, 21-04-2011

No dia em que minha cidade natal completou mais um ano de existência, preferi comemorar dando mais uma escapada para a cidade de Pirenópolis-GO a fim de pedalar e correr pelas inúmeras trilhas que o cerrado daquela região abriga. Tendo em vista meu horário "alternativo", já que não consigo acordar cedo, saí mais tarde e, claro, sozinho para reconhecer o percurso onde será realizado a etapa do Xterra Camp Piri no próximo mês de maio.

Em um dos trechos de downhills por quais passei, fiquei tentando entender a razão pela qual me sinto bem em fazer meus treinos e expedições sozinho. Seria egoísmo, impaciência, autonomia, auto-afirmação? Apesar de não ter encontrado a resposta, o fato é que é realmente difícil achar parceiros para tais empreitadas, pois, como já pude comprovar por diversas vezes, os convites são feitos, mas na hora de partir é um tal de "vô não, quero não, minha mulher num deixa não!"

Brincadeiras a parte, é mais ou menos isso mesmo. Diante disso, quase sempre saio só. Lembrei disso, pois, coincidentemente nesta viagem, acabei de ler o livro de Eric Blehm - The Last Season, o qual narra a história verídica do misterioso desaparecimento e consequente tentativa de resgate de um dos mais competentes guarda-parques dos EUA.

Em sua narrativa, Blehm faz um apanhado da vida do guarda parque Randy Morgenson e esmiuça os prováveis motivos do desaparecimento de Randy. Dentre as causas, uma provável fuga das vicissitudes da sociedade seria a mais plausível. Contudo, o surpreendente desfecho desta história demonstra uma possível consequência de uma postura solitária em locais remotos como no caso de Randy.

Apesar de não querer ter um fim como o de Randy, devo admitir que entendo e até me identifiquei com inúmeras posturas, conceitos e valores deste amante da vida outdoor.


Vale a leitura!


Ab.

domingo, 10 de abril de 2011

Xterra Ipatinga

Ipatinga - MG, 02-04-2011


A etapa do Xterra realizada no Vale do Aço inaugurou a temporada 2011 do circuito do triathlon mais radical que existe. Já havia comentado uma vez que gosto de conhecer lugares novos. Por conta disso, não pude deixar de conferir esta nova etapa do Xterra.


O calor da véspera já dizia como seria difícil a competição. Sem saber como seria o percurso, fui para a prova na expectativa. Ao chegar no local da prova, surpreendi-me com a beleza do lago e suas redondezas. Com a temperatura da água perto da perfeição, restou-me (diante do pequeno volume de treinos realizados neste início de temporada) encaixar em uma boa esteira e esperar o que aconteceria na modalidade seguinte.




Sentindo um pouco as fortes subidas do percurso, o qual passava por uma belíssima região de reflorestamento, o Moleta acabou me colocando 1'30" ao final da bike. Saí para correr sem saber o que poderia fazer na corrida com o calor que fazia. Contudo, imaginei que todos também sentiam o calor e adotei a máxima: "Se dói em mim, dói nos outros também!"

Forcei bastante nos primeiros quilômetros para tentar recuperar o tempo perdido na bike e acabei recuperando a liderança no terceiro quilômetro.

Apesar de ter terminado em primeiro, senti o peso da falta de treino e a aproximação da força jovem; a molecada está cada vez mais forte. Mas, pensando bem, esta é a lógica!




Resultados:

1 - Alexandre Manzan

2 - Felipe Moleta

3 - Rodrigo Altafini

4 - Frederico Zacharias

5 - Cid Florencio Barbosa

Agradecimentos:


SCOTT


Traveler.com.br


UPIS


D'stak academia


Cycling bike shop


IBITI


Abraço.


Manza.