domingo, 28 de novembro de 2010

Teoria da relatividade

Deserto do Atacama, Chile, 01/12/2010
Há algum tempo planejava fazer uma viagem de moto pela Argentina e Chile com meu pai. Após inúmeros adiamentos, consegui conciliar com ele a data e a rota desta viagem. Saímos de Brasília dia 25 deste mês e pretendemos concluir nossa empreitada percorrendo as Missiones argentinas, o deserto do Atacama e, por fim, "mirando" el Pacífico, dentro de vinte dias, se tudo correr conforme planejado.
Apesar do visual e cultura diferentes, o que tem me marcado nesta viagem é a perceptividade da relaçâo espaço x tempo. Segundo Einsten, a percepçâo do tempo é diferente quando se desloca a velocidades extremamentes altas. Se nâo acredita, compare o rápido tempo gasto com a pessoa amada e a eternidade de um dedo numa chapa quente. A prova Brasil Ride, na Chapada Diamantina, durou cinco dias que me pareceram intermináveis devido às dificuldades do percurso aliadas às intempéries.
O Xterra de Fortaleza, por conta do calor insuportável e as intermináveis dunas, também me parecerem um martírio que nâo acabava mais. Já a viagem que estamos fazendo e que já dura quatro dias, tem me parecido um raio, pois a quantidade de quilômetros e informaçôes nâo param de crescer. E assim vamos ganhando quilômetros. Após cada curva, a certeza de uma nova reta e menos distância ao nosso destino, com uma percepçâo privilegiada do tempo que tem transcorrido "rápido demais".
Abraço.
Manza