segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coisas da vida!


22/05/2010
O trabalho de "marcenaria" foi feito!
Depois de ter quebrado o quinto metacarpio em Pedra Azul na semana passada, tive que ser operado ontem, dia 21/05, para colocar uma pequena placa com parafusos no osso quebrado. A cirurgia, que durou duas horas, foi realizada pelo Dr. Marcus Montenegro, o qual me animou bastante ao me informar suas expectativas sobre meu retorno aos treinos. Agora, com certeza, terei que ter um pouco de calma para conseguir estar em forma e continuar fazendo as provas previstas anteriormente. Haja sudoku e palavra cruzada!
Manzan.

domingo, 16 de maio de 2010

Xterra Pedra Azul - Novo parâmetro de sofrimento

Pedra Azul - ES

É incrível como um plano inicialmente traçado pode se transformar de um momento para o outro. No dia 15 de maio de 2010 foi realizada a segunda etapa regional do circuito Xterra. Desta vez, a cidade de Pedra Azul foi o palco de uma das provas mais difíceis e técnicas já realizadas no Brasil. Saí de casa com a intenção de fazer esta prova e, em seguida, no final de semana seguinte, correr a etapa de Teresópolis.

Já na véspera da prova sabia que seria uma prova bem no estilo "survival"! Cheguei em Pedra Azul bem confiante para fazer as duas etapas. Havia treinado direitinho e tudo o que queria era botar em prática o "dever de casa"! Bem, era o plano inicial.

Mas, como nem tudo são flores, tive que mudar minha estratégia de prova após tentar evitar um choque com uma árvore, em um downhill, colocando minha mão esquerda protejendo meu rosto. Estava liderando a prova até este momento, quando ouvi aquele horrível estalo: tek!

Pronto. Sabia que havia quebrado a mão. Tentei mexer os dedos, fato que após uma dor de parto consegui. Daí pensei: Já quebrou, eu não morri e a prova não terminou. Pensei comigo: Vamos tentar pelo menos terminar a prova. Segurei o guidon da maneira que consegui e fui-me embora. Descobri, creio que pelo sangue quente da ocasião, que nas subidas, como não havia trepidação, a dor era controlável. Porém, nas descidas, a trepidação da bike nos buracos, me fazia ranger os dentes e implorar para aparecer uma subida e, com isso, aliviar a dor. Ageitei ainda mais minha mão no guidon, de modo que segurava o punho esquerdo apenas com os três primeiros dedos e deixava os dois menores fechados de fora do guidon (repare na foto maior o inchaço da mão esquerda!). Desta maneira, tive que reduzir o ritmo de minhas descidas para aguentar a dor.

Saí para correr em segundo com um déficit de dois minutos para o primeiro colocado. Nos primeiros metros de corrida, percebi que doía bem menos que na bike, o que me deu motivação para fazer uma forcinha extra e terminar a prova na primeira colocação.

O martírio que se tornou a prova após a fratura de minha mão me fez pensar que dali em diante seria uma prova de sobrevivência. Porém, pelo que vi e confirmei, a cabeça manda e o corpo obedece! O que sei realmente é que ampliei meu limite de sofrimento.

Abraço!

Manzan.

Resultados:

Alexandre Manzan 2h23min

Frederico Zacharias 2h29min

Alex Nascimento 2h40min


Conto com o apoio dos parceiros:
Scott

Traveler.com.br

Upis

Cycling bike shop

D´stak academia

Bike fit Scott Adictt R2

Maio - 2010
Ano passado, pela primeira vez, resolvi fazer um bike fit em minha mountain bike de competição - uma Scott Scale RC -, para tanto, procurei o estúdio Bike Fit – Marcelo Rocha para ver se minhas medições antigas coincidiriam com uma postura realmente científica! Gostei tanto da eficiente posição a que chegamos que no início deste mês, ao receber minha nova bike de estrada, retornei ao estúdio do Marcelo Rocha para realizarmos meu bike fit neste novo bólido.
Conforme parecer do Marcelo, detectado pelos impressionantes e precisos equipamentos de seu estúdio, possuo algumas peculiaridades no ajuste de minhas bikes por conta de um acidente sofrido em 1997, após o qual fiquei com uma pequena restrição na flexão de meu tornozelo esquerdo.
O sistema tridimensional de análise do posicionamento disponível no Estúdio foi crucial para a análise dos dois lados de meu corpo em cima da bike e para a certeza do melhor posicionamento.
O sistema RETÜL tem precisão menor que 1 milímetro e diversos atletas amadores e profissionais mundo a fora tem procurado cada vez mais o melhor sistema de bike fit disponível atualmente. O RETÜL está disponível em apenas dois locais na América do Sul. No meio profissional nomes como: Lance Armstrong, Normann Stadler, Craig Alexander, Radio Shack team, Team Sky, Garmin Transitions, HTC Columbia e Team TREK Swiss de triatlo adotaram o RETÜL. Alguma coincidência com os melhores e mais profissionais atletas do momento?
O que posso dizer com propriedade é que é bom ter certeza de que estamos andando na posição mais segura e eficiente possível. Saí novamente satisfeito com resultado final!
Agradecimentos:
Estúdio Bike Fit – Marcelo Rocha.
SCOTT BRASIL
TRAVELER.COM.BR