segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

On the road again!


Há anos aproveito o feriado de Carnaval para fazer uma viagem de bike e, com isso, aprimorar minha base para o ano. Porém, com a loucura que se transformaram as estradas nesta época, atrasei um pouco a tradicional data e sai logo após o término do feriado. Desta vez, como ainda não havia pedalado pelo Noroeste de Goiás, planejei um trajeto de três dias totalizando 450 quilômetros aproximadamente.
Comigo foram meu irmão André e nosso amigo Odilon, de Goiânia. Tivemos uma baixa na equipe na última hora, quando o Bruno Dornelas, amigo de Brasília, machucou-se treinando.
Decidimos sair de Goiânia para podermos ir mais longe no Noroeste goiano.
No primeiro dia chegamos à charmosa cidade histórica de Goiás, primeira capital do estado. De lá, no segundo dia, seguimos em direção à cidade de Jussara para então voltarmos em direção a Goiânia por outra estrada, desta vez ao sul da belíssima Serra Dourada. Dormimos ao final do segundo dia na cidade de Sanclerlândia, uma "currutela", como dizem os goianos.
No terceiro e último dia, saímos de Sanclerlândia para Goiânia sob um sol de "rachar o coco!" com 35 graus nos termômetros. Após três dias, várias Cocas e géis, chegamos inteiros e realizados ao nosso destino.

Primeiro dia:
Goiânia - Cidade de Goiás 137 km, 1655m de ascenção
Segundo dia:
Cidade de Goiás - Sanclerlândia 167 km, 2090m de ascenção
Terceiro dia:
Sanclerlândia - Goiânia 134 km, 1955m de ascenção

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cruce de los Andes - 100 km de corrida na Patagônia


Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, foi realizado na Patagônia a nona edição da prova Cruce de los Andes. Esta competição é realizada em duplas durante três dias percorrendo cerca de 100 quilômetros entre os maravilhosos vales e montanhas da Cordilheira dos Andes.
Nesta edição, o que marcou realmente a dificuldade da prova foi uma frente fria não muito comum nesta época do ano. Os termômetros chegaram a marcar 4 graus durante as noites. Para piorar, choveu durante o segundo dia inteiro, complicando ainda mais a vida dos bravos guerreiros. Fui convidado pela atleta Cristina de Carvalho, de São Paulo, para competir na categoria dupla mista.
Sai de casa sem saber como me comportaria neste tipo de prova, já que estou acostumado ao 100% em um único dia.
Nossa tática era de acelerar no primeiro dia, com 28 km, e ver como iríamos nos posicionar em relação às outras duplas. Deu certo. Acabamos abrindo 25 minutos ao fim do primeiro dia.
No segundo dia, com 24 km, tínhamos uma dificuldade maior por termos que atravessar um vulcão de 2100 metros acima do nível do mar. Porém, sabia que o pior de tudo seria descer, visto que as pernas sofrem muito para frear o corpo nas ladeiras.
Passado o segundo desafio, restáva-nos concentrarmos para o terceiro e último dia com 37 quilômetros. Apesar de ser o dia mais longo, foi o mais plano, margeando o tempo todo um dos belíssimos rios da região até cruzarmos a fronteria com o Chile.
Acabamos ganhando a nossa categoria colocando quase 1 hora nos segundos colocados. Nada mal para quem estava preocupado em não terminar!
Fora o altíssimo astral da Patagônia, havia ainda, após cada trecho, uma super estrutura incluindo um belo churrasco no típico estilo argentino às margens do rio.
Agora, é concentrar nos treinos para a temporada que já se inicia. Minha segunda prova da temporada deverá ser o inaugural Xterra da cidade de São Lorenço - MG e, em seguida, o Multisport Brasil em Folrianópolis.

Vamo que vamo!
Manza.