domingo, 8 de fevereiro de 2009

Expedição de caiaque (solo) pela Costa do Descobrimento - BA fevereiro/2009

Duração: 8 dias
Total remado: 221 km

Vídeo da expedição: http://www.youtube.com/watch?v=MRidRNoaoX4&feature=channel

10/02/2009 - Cumuxatiba - BA

Após 3 dias de remada, cheguei a Cumuruxatiba. Só agora consegui uma lan house para postar as primeiras fotos e notícias. No primeiro dia, remei de Porto Seguro até Trancoso, totalizando apenas 17 km por conta dos atrasos na saída. Dormi na charmosa pousada "Le Refuge", do francês Marc, o qual me deu uma grande ajuda. No segundo dia, zarpei de Trancoso às 11:00h e consegui dormir em Ponta de Corumbaú, uma bela vila de pescadores perdida na Costa do Descobrimento. Neste dia foram praticamente 34 km com direito a um encontro inusitado, na Pt. de Itaquena, com um rastaman de caiaque pescando! Hoje saí de Ponta de Corumbaú e, após 2h de remada avistei o histórico Monte Pascoal. Foi uma bela visão, digna de um "descobridor"! Com mais 8 km de remada, aportei em Cumuruxatiba, onde fiquei bem hospedado no Chalé Via das Marés, que se situa em cima de uma falésia com uma vista privilegiada para o Atlântico (contato do chalé: marcusbarroso@gmail.com). Hoje remei um total de 28 km. Amanhã sigo rumo a Prado.11/02/2009 - Cumuruxatiba - Prado
Dia mais quente até agora. Quase me derreti dentro do caiaque. Outro trecho de vento e ondulação a favor. Com apenas 2h30' e 25 km remados, já estava com os pés nas areias de Prado. Neste trecho, a paisagem das falésias vai dando lugar a um relevo mais baixo e com mais coqueiros. Amanhã tentarei passar batido por Alcobaça e dormir em Caravelas, ganhando, assim, um dia. Porém, caso consiga acordar cedo, algo nada fácil, será o dia mais longo de toda a viagem, com mais ou menos 50 km.
13/02/2009 - Prado - Alcobaça - Caravelas

Ontem, decidi tentar estender um pouco o dia de remada e tentar fazer em um dia o que estava, de início, programado para dois. Assim, sai de Prado às 10:00hs, remei 20 km até Alcobaça, almocei em uma cabana na praia, e, na sequência, rumei em direção à Caravelas. Este trecho, é marcado por vários encontros do mar com rios, que dão um aspecto interessantíssimo na coloração da água. Às vezes, parecia estar flutuando com meu caiaque, devido a transparência da água e, em outros momentos, parecia estar remando em um rio de águas escuras. Tirando a parte de ganhar um dia de viagem, foi uma opção precipitada, pois, após Alcobaça, o vento piorou bastante, atrapalhando muito a remada e me fazendo sentir-me dentro de um liquidificador! O caiaque aguentou direitinho as marolinhas que tentavam derrubá-lo! Neste segundo trecho, parei para descansar na ponta da Baleia, barra do rio que dá acesso à cidade de Caravelas. Para comemorar o desempenho do dia, 48 km, esbangei-me com uma moqueca de Badejo acompanhada de um vinhosinho, o que não me caiu muito bem, pois hoje, 13/02/2009, estou meio indisposto. Tentarei sair mais tarde para fazer o trajeto do dia, até Nova Viçosa.
14/02/2009 - Nova Viçosa
Aqui estou eu em Nova Viçosa depois de 6 dias de remada solitária, faltando apenas um para concluir minha expedição, pela Costa do Desacobrimento. Ontem, conforme estipulado no planejamento desta viagem, meses atrás, realizei o trajeto Caravelas - Nova Viçosa pelo estuário do rio Peruípe, para ,com isso, quebrar a "monotonia" de remar todos os dias pelo mar. Porém, o que era para ter sido um dia tranquilo, com águas abrigadas, mostrou-se um dia extremamente cansativo devido ao acúmulo dos seis dias de viagem e também pelo fato de eu ter pego uma informação errada sobre a tábua da maré e, consequentemente, ter remado quase metade dos 38 km do dia contra a maré. Hoje, resolvi tirar o dia para conhecer o trabalho do artista plático Frans Krajcberg, o qual reside em um terreno à beira da praia, nos arredores de Nova Viçosa, local em que mora em uma oca suspensa sobre troncos de árvores e realiza seus belíssimos trabalhos. Tentarei me recompor um pouco e ficar pronto para o último dia, amanhã dia 15/02, trajeto que remarei de Nova Viçosa a Mucuri.

15/02/2009

Cheguei! Após um dia tranquilo e com o constante vento Nordeste ajudando, saí de Nova Viçosa às 10:30h e aportei na praia de Mucuri, destino desta viagem, às 14:30h. Com a remada deste dia, de 28 km, totalizei uma distância total de aproximadamente 240 km em 7 dias. Triste por ter acabado a viagem, mas feliz por ter concluído meu objetivo, volto para casa com um pouco mais de experiência, não só com o mar, mas sobretudo com a vida. Apesar de ainda estar desfrutando da boa sensação de executar um planejamento longo, complicado e, até então, incerto, já começa a fervilhar em minha cabeça qual será a próxima peripércia!
Agradeço a meu pai, o qual foi responsável pelo tedioso papel de regate desta viagem e às empresas e amigos que viabilizaram esta expedição:

Traveler.com.br
Freecorner
BSB Mix
O Adventure, que me conduziu firmemente durante toda a viagem, finalmente repousa nas areias de Mucuri.
* Em breve, postarei aqui o vídeo desta viagem.

Até a próxima!







Alexandre Manzan.